quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vote CONTRA a retirada do símbolo de transgênicos da rotulagem de alimentos

Participe da consulta do Senado Federal.

PROJETO DE LEI DA CÂMARA - PLC 34/2015 de 30/04/2015

Texto Inicial - Deputado Luis Carlos Heinze - 30/04/2015

Altera a Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005..



Um comentário:

  1. Prezado leitor, convido-o a votar A FAVOR da retirada do símbolo de transgênicos da rotulagem de alimentos, afinal, nas farmácias vende-se insulina transgênica há anos, além de outros medicamentos, e nenhum deles está rotulado. A rotulagem só é desejada pelos adversários desta tecnologia, pois a rotulagem e a propaganda negativa ajuda a atemorizar a população. Os temores no entanto são infundados, o que mostram os estudos no mundo todo. Os transgênicos são seguros do ponto de vista alimentar. Como qualquer tecnologia, transgênicos e também defensivos agrícolas precisam ser tecnicamente bem utilizados.
    Entre na pesquisa do Senado e volte A FAVOR:
    http://www12.senado.gov.br/ecidadania/visualizacaotexto?id=164869

    Caso você se sinta inseguro ou em dúvida a respeito desta tecnologia (transgênicos), e também a respeito do uso de defensivos agrícolas na agropecuária, gostaria de convidá-lo a ler o texto abaixo, recentemente publicado por membros cientistas da CTNBio, a comissão nacional que zela e monitora os aspectos relacionados à biotecnologia no Brasil. Antes disso entretanto, convido o leitor à usar a lógica: será que o pleito de uma Santa Catarina, ou de um Brasil, sem transgênicos e sem agrotóxicos é razoável? Seria razoável termos hospitais sem medicamentos? A lógica é a mesma.
    Quanto ao aludido texto da CTNBio, publicado pelo JORNAL DA CIÊNCIA, uma publicação da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), permito-me extrair para o leitor só uma pequena parte do texto: " Bilhões de animais e pessoas se alimentam com produtos formulados a partir de soja, milho, canola e outras plantas transgênicas e nenhum, absolutamente nenhum, problema de saúde foi comprovado. Não há base científica alguma para esperar estes danos e é aí que entra a avaliação de risco, função da CTNBio: depois de 15 anos de plantio e consumo no Brasil, não há sequer uma demonstração de que os OGMs façam mal à saúde ou ao ambiente no nosso país, o que prova, até agora, o acerto das decisões da CTNBio".
    Leiam a íntegra do texto na homepage abaixo. Não é longo e é muito esclarecedor para os leigos no assunto.
    http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/9-transgenicos-beneficios-e-dialogo/

    No entanto, peço licença ao leitor para tecer um último raciocínio simples e claro: caso se parta da hipótese de que os agroquímicos nos causam malefícios, caso partamos do princípio de que os medicamentos modernos nos causam malefícios, caso consideremos verdadeira a hipótese de que plantas melhoradas geneticamente nos causam malefícios, então deveria-se viver mais e com mais qualidade sem tudo isso, correto? Pois então. Na idade média nada disso existira: não havia agroquímicos, não havia medicamentos transgênicos, não havia tratores, não havia arados, e as nossos alimentos estavam ainda sendo obtidos de plantas domesticadas mas praticamente sem intervenções do melhoramento genético. Pergunto ao inteligente leitor: qual era a expectativa de vida e a qualidade de vida na idade média? Não subestimo a inteligência do leitor, que logo reconhecerá os préstimos que a ciência da química, biologia e agronomia prestaram ao nosso planeta, nos dando condições de hoje nos alimentarmos bem e dignamente, e atingirmos uma longevidade nem sonhada na idade média. A inevitável pergunta: atingimos este patamar porque tudo o que até agora fizemos na produção agropecuária foi errado? Pense nisso antes de ser conduzido a condenar um dos mais eficientes segmentos produtivos de nosso país.

    Para informação: no mundo medieval, mais “natural” que o atual, grassavam a fome, a peste e as contaminações biológicas de cereais, como o centeio, que contaminado pelo fungo Claviceps purpurea, causava o ergotismo. Isso por si só prova que alimentos naturais estão sujeitos também a nos causarem males bastante consideráveis, afinal, podem estar biologicamente contaminados.
    Um mundo bem natural, nem sempre é um mundo que nos favorece.
    Muito cuidado com o que estamos desejando.

    at

    Rubens Marschalek
    Dr.sc.agr. Prof.
    Pesquisador / Prof. Univer.

    ResponderExcluir